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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

TRANSTORNO DEPRESSIVO NA INFÂNCIA

Título do Trabalho

TRANSTORNO DEPRESSIVO NA INFÂNCIA

Autores

Giovanna Lourenço Schreder, Caroline Gonçalves de Souza, Letticya Fernandes de Oliveira

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Humanas (CH)

DOI

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Resumo

Introdução: Percebe-se que a depressão infantil é um transtorno complexo e é decorrente de múltiplos fatores, exibido uma eclosão crescente nas últimas décadas. O transtorno depressivo pode ser diagnosticado em crianças desde os quatro anos de idade. Objetivo: Abordar a sistematização dos conhecimentos atuais sobre a depressão na infância, depreendendo os fatores de risco, manifestações e tratamento desta psicopatologia. Material e Métodos: Trata-se de pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória, com análise qualitativa das informações sobre o tema, com acesso a materiais produzidos como livros e artigos científicos. Resultados: Os resultados do estudo apontam que o número de casos de depressão infantil multiplica a cada momento, enfocando os aspectos sobre a prevalência, bem como a importância de pais e professores no tratamento e na prevenção. A depressão ocorre em até 2% das crianças. Em relação ao tratamento no primeiro sinal de depressão, os pais devem acolher a criança e encaminhá-la a um profissional o mais rápido possível. Na maioria das vezes, o apoio da família e a psicoterapia são satisfatórios. Somente a partir dos 6 anos de idade, é essencial, em alguns casos, intervir com fármacos. Atualmente o Transtorno Disruptivo da Regulação do Humor que é contígua a depressão, envolve uma irritabilidade persistente e episódios frequentes de comportamento que está excessivamente fora de controle. Este transtorno geralmente tem início em crianças entre seis e dez anos de idade.  A depressão infantil é semelhante a depressão no adulto, de forma que os mesmos critérios de diagnósticos de depressão no adulto podem ser empregados para avaliar a depressão na criança. Conclusão: Nota-se que a depressão infantil é uma condição gravíssima, na qual o profissional de saúde mental deve estar preparado para identificar e trabalhar com as várias formas de apresentação deste transtorno. Portanto, concluiu-se que a depressão infantil se manifesta de forma bastante considerável, demostrando a necessidade de que as pessoas envolvidas diretamente com as crianças estejam em alerta para os sintomas, e vigilantes ao tratamento, minimizando assim o sofrimento da criança e dos familiares.


Palavras chave: depressão infantil, prevenção, tratamento, transtorno disruptivo da desregulação do humor.

ISBN

978-65-00-94313-9

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