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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

REFLEXÕES ACERCA DA ETNICIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NA BNCC E NO PNE

Título do Trabalho

REFLEXÕES ACERCA DA ETNICIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NA BNCC E NO PNE

Autores

Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Letícia Gama, Maisa Bruna de Morais Teixeira do Nascimento, Iron Martins Lisbôa Júnior, Wylker Souza Saraiva

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Humanas (CH)

DOI

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Resumo

Introdução: Esse estudo é baseado no eixo temático, Etnicidade e Diversidade Cultural, uma busca de produções cientificas em torno de documentos norteadores PNE e a BNCC, os quais são parâmetros normativos e avaliativos no âmbito das políticas educacionais. Objetivo: Apontar quais as estratégias, metas do PNE e as competências da BNCC à cerca da etnicidade e diversidade cultural. E, especificamente, analisar os documentos BNCC e PNE, a fim de buscar os temas etnicidade e diversidade cultural e discuti-los de acordo com autores; verificar como esses temas têm sido tratados na implementação dos referidos documentos ao que se refere aos níveis de ensino. Metodologia: Utilizou-se a técnica de análise documental de Minayo (2009) que aponta quatro fases de um processo contínuo: Elaboração do projeto de pesquisa, investigações de soluções, analise explicativa das soluções e síntese integradora. Resultados: O levantamento bibliográfico além de discutir sobre as políticas educacionais, destaca os aspectos e dimensões enfatizados acerca da “Etnicidade e Diversidade Cultural”, para nossa premissa baseamo-nos nas discussões dos autores: CONAE e MEC (2010), ROSSI (2016), PEREIRA (2017), que colaboram para a interpretação das Metas e Estratégias do PNE 2014 – 2024 e, nas esferas das competências e habilidades da BNCC, com bases científicas dos colaboradores: FERREIRA (2016) e BRASIL (2016; 2018). Conclusão: Conclui-se que seria melhor que ambos os documentos atendessem às políticas educacionais e que se levasse em consideração sempre a multiplicidade de realidades das escolas, infraestruturas, culturas, formações profissionais e o aluno, respeitando a peculiaridade e a singularidade de cada cenário, envolvendo assim a correta compreensão da etnicidade e diversidade cultural.

ISBN

978-65-00-94313-9

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