top of page

Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

PSICOMOTRICIDADE: JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POTENCIALIZADOR DA COORDENAÇÃO MOTORA

Título do Trabalho

PSICOMOTRICIDADE: JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POTENCIALIZADOR DA COORDENAÇÃO MOTORA

Autores

Edna Maria Cruz Pinho, Camila da Silva Souza

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Linguística Letras e Artes (LLA)

DOI

DOI Placeholder.png

Resumo

Introdução:

Os jogos teatrais têm grande relevância e benefício na questão motora, pois os jogos utilizam do corpo com um todo para a sua elaboração. Fazendo assim demonstrar a relevância necessária as aulas de teatro desde a educação infantil.

Objetivo:

Entender como os jogos teatrais pode auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança em idade de educação infantil. Pesquisar sobre o tema a cerca do corpo da criança no âmbito escolar com relação a psicomotricidade. Verificar se a escola utiliza de jogos para o desenvolvimento motor das crianças;

Material e Métodos:

Minha pesquisa será de cunho bibliográfica e observação em campo. Onde farei uso de materiais didáticos, como livros e artigos a cerca do assunto. E uma observação dentro de uma escola de educação infantil municipal, localizada na parte central da cidade, nas turmas de pré I e pré II, para assim verificar se a escola utiliza de jogos para o desenvolvimento motor das crianças, e se na relação professor-aluno, como o professor lida com as crianças com a dificuldade motora e se tem diferenciação de coordenação motora na sala e quais são notórias. Essa pesquisa se caracteriza em qualitativa e serão utilizadas as técnicas de observação e anotação em algumas aulas do Instituto, leitura dos livros e a escrita do meu TCC.

Resultados:

Essa pesquisa ainda não começou a ser desenvolvida, pois, é uma proposta de escrita de conclusão de curso e será realizada a partir do semestre que vem a parte em campo, atualmente está sendo realizada a parte bibliográfica.

Conclusão:

A coordenação motora nas crianças devem ser desenvolvida na fase dos seus 4 a 5 anos, período em que eles estão na fase da Educação Infantil. Fase em que as crianças aprendem com o lúdico, onde causa prazer em aprender, aprendem brincando. Nesse período que eles começam a ir para ao âmbito escolar, os professores devem elaborar jogos para o melhor desenvolvimento motriz da criança e assim auxiliando suas habilidades.

Com os jogos poderá ser desenvolvido assim e trabalhará mais com a criança a questão do corpo, seus limites e possibilidades com a elaboração dos jogos teatrais. Jogos que trazem a criança pra explorar as possibilidades de seu corpo em se movimentar, e quando mais isso for trabalhado mais a criança se desenvolve.

Palavras chave: Jogos teatrais, Educação Infantil, coordenação Motora

ISBN

978-65-00-94313-9

bottom of page