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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

Título do Trabalho

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

Autores

Erivan Elias Silva Almeida, Jacqueline da Silva

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Humanas (CH)

DOI

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Resumo

Introdução: Este estudo versa a temática sobre as práticas pedagógicas realizadas no ambiente hospitalar, junto às crianças em regime de internação. A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Infantil Público de Palmas/TO - HIPP. Objetivo: Investigar como as práticas pedagógicas são desenvolvidas no espaço da brinquedoteca hospitalar, com as crianças em regime de internação. Material e Métodos: O trabalho seguiu a abordagem qualitativa por meio da pesquisa descritiva, por acreditar que estas possibilitam ao pesquisador melhor relação com o objeto da pesquisa. Para a coleta das informações, utilizaram-se como instrumentos entrevistas semiestruturadas, o diário de bordo para as anotações dos registros na ocasião da pesquisa, a observação participante e os registros fotográficos. Integram os participantes da pesquisa as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, a pedagoga e a equipe da saúde (enfermeiros, psicóloga e a terapeuta ocupacional) da brinquedoteca. Para a análise dos dados, optou-se por uma aproximação com a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2012) a fim de categorizar as informações obtidas. Para a realização da pesquisa foi necessário o parecer consubstanciado com aprovação e autorização do Comitê de Ética e Pesquisa (COEP) da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, por meio do CAAE nº 65296117.1.0000.5310 e Parecer de nº 1.999.235. Resultados: Constata-se que, quando se proporciona à criança hospitalizada o atendimento de cuidado pedagógico que auxilia suas necessidades humanas por meio de ações como as brincadeiras, os brinquedos, os jogos, livros pedagógicos, os desenhos, as pinturas e a contação de histórias, oportuniza-se a ela segurança para desafiar seus medos decorrentes da internação, efetivando os processos de socialização, criatividade, aprendizagem e descobertas em seu cenário de atual. Conclusão: Esta pesquisa enfatiza a relevância da realização das atividades pedagógicas na brinquedoteca do HIPP, possibilitando as crianças hospitalizadas, em toda sua situação da doença, na composição do desenvolvimento intelectual, além das contribuições favoráveis ao processo de recuperação da saúde.


Palavras chave: Práticas Pedagógicas. Brinquedoteca Hospitalar. Processo de Recuperação da Criança.

ISBN

978-65-00-94313-9

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