top of page

Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

PRÁTICAS DE MOVIMENTO CORPORAL INDÍGENA KRAHÔ NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA 19 DE ABRIL

Título do Trabalho

PRÁTICAS DE MOVIMENTO CORPORAL INDÍGENA KRAHÔ NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA 19 DE ABRIL

Autores

Flávio Moura de Sousa

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências da Saúde (CS)

DOI

DOI Placeholder.png

Resumo

Introdução: O Presente estudo baseia-se numa pesquisa bibliográfica que estuda sobre as práticas corporais como um processo de prática educacional utilizada na Escola Estadual Indígena 19 de Abril, com o povo Krahô, da Aldeia Manoel Alves Pequeno. Objetivo: Identificar as áreas que compõem o núcleo de conteúdos da disciplina de Educação Física a serem ensinados durante as práticas de movimento corporal indígena Krahô; Registrar algumas atividades corporais do povo Krahô, além de destacar funções e valores sociais expressivos nas atividades corporais indígenas Krahô. Material e Métodos: Trabalho de pesquisa bibliográfica descritiva, de caráter exploratório. Seguimos a técnica de análise documental com base na citação (MINAYO,1994, p. 22), a mesma possui 4 fases, tais como: elaboração do projeto de pesquisa, investigações de soluções, analise explicativa das soluções e por fim síntese integradora. Realizou-se consulta a livros e periódicos presentes na biblioteca do Centro Universitário UnirG. Além de artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados do scielo, selecionando Teses, Dissertações, Artigos, e outras referências as quais deram suporte aos procedimentos de investigação e da análise proposta deste estudo, assim como, os sites/Links: Secretaria de Esporte, Secretária de Cultura, FUNAI, Universidade Federal do Tocantins, SEDUC-TO Google Acadêmicos e outros. Resultados: Os presentes documentos norteadores, PCNs (1997) RCNEI (1998) SEDUC (2013) e SEDUC (2016), enfatizam a Cultura Corporal de Movimento, principal eixo da Educação Física e com os saberes escolares. Quando aqui abordamos sobre Cultura Corporal de Movimento dos povos indígenas, cabe ressaltar que existe uma singularidade cultural, onde cada um dos povos seguem os mesmos princípios educacionais de interculturalidade. Em conformidade com os achados dos estudos o autor Albuquerque (2017), teve a oportunidade de participar da reunião com os professores indígenas Cahxêt Krahô (2016), Kõnry Krahô (2016), Côntàt Krahô (2016) e Tupẽn Krahô (2016), e, nesta foi abordado assuntos sobre: Jogos, esportes, brinquedos e Jogos Krahô, Assim enfatizamos em decorrências das leituras a importância da interculturalidade para as gerações na etnia Krahô. Araújo (2015), em seu estudo destaca as funções e valores sociais expressos a partir do que contempla o entendimento para os jogos indígenas Krahô. Conclusão: Fica expresso por meio deste estudo e embasado nos achados da literatura que a Educação Física Escolar Indígena Krahô, pode ser uma grande estratégia para contribuir nas funções e valores sociais expressos na cultura indígena Krahô, sabendo que a escola é o grande reprodutor das nações, aqui reprodutor da etnia indígena krahô.

ISBN

978-65-00-94313-9

bottom of page