Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades
OS LAÇOS AFETIVOS EM TURMAS DE MATERNAL PARA TRATAR AS QUESTÕES DE INDISCIPLINA EM SALA DE AULA
Título do Trabalho
OS LAÇOS AFETIVOS EM TURMAS DE MATERNAL PARA TRATAR AS QUESTÕES DE INDISCIPLINA EM SALA DE AULA
Autores
Gisele Pereira da Silva, Maria Leci de Bessa Mattos
Modalidade
Pôster / Resumo Expandido
Área Temática
Ciências Humanas (CH)
DOI
Resumo
Introdução: O presente artigo aborda um dos muitos desafios enfrentados por gestores, professores e demais funcionários de escolas de educação infantil as questões de indisciplina em sala de aula. Objetivo: Mostrar que os problemas de rebeldia das crianças podem ser resolvidos também com atitudes de carinho e afeto. Material e Métodos: A metodologia empregada por pesquisas bibliográficas, observações participantes e regências em campo, sendo descritiva e de cunho qualitativo. Ocorreu em uma turma do maternal com 20 alunos com média de 3 anos de idade, em CEMEI de Gurupi TO no primeiro semestre de 2018. Resultados: Dentre os principais resultados, destacam-se os momentos de acolhidas no início da aula com recepção carinhosa, a hora da historinha todos eram amigáveis e havia participação da turma. Em atividades fora da sala de aula e em grupo na sala as crianças se organizavam, comportavam e obtinham boa aprendizagem. Em nem um momento percebia preconceito, tom de voz elevada e falta de atenção com as crianças. As professoras e estagiaria eram amigas dos alunos. As atividades aplicadas sempre foram de forma mais humana e nada mecânico. A correção de alguns alunos com indisciplina ocorria por meio do diálogo. Conclusão: A conclusão geral é a de que as questões de indisciplina podem sim ser útil e eficaz quando busca alternativas mais amigáveis para tratar os possíveis transtornos causados em sala de aula pelos chamados “alunos–problema” é mais indicado que castigos e exclusões sociais por maus comportamentos. Mesmo sendo crianças no maternal precisam de amor da equipe escolar.
Palavras chave: Educação Infantil. Indisciplina. Afetividade.
ISBN
978-65-00-94313-9