Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades
O PIBID E A PRODUÇÃO DE TEXTOS: EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL POEMA COMO PRÁTICA SOCIOINTERACIONISTA NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título do Trabalho
O PIBID E A PRODUÇÃO DE TEXTOS: EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL POEMA COMO PRÁTICA SOCIOINTERACIONISTA NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
Alexandre Peixoto Silva
Modalidade
Pôster / Resumo Expandido
Área Temática
Linguística Letras e Artes (LLA)
DOI
Resumo
Introdução: O gênero textual poema foi trabalhado pelos bolsistas do Curso de Letras do Subprojeto Português no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade de Gurupi - UnirG, em escolas públicas de Gurupi - TO. Objetivo: Incentivar a produção textual por intermédio do gênero textual poema, demonstrando suas especificidades, para que os alunos compreendam não só as características predominantes do texto, mas também que possam retratar de forma interacional a realidade social e intelectual em que estão inseridos. O trabalho norteou-se em aplicar oficinas diversificadas com gênero textual poema com o objetivo de influenciar a produção textual discente. Material e Métodos: O método utilizado foi do tipo qualitativo-exploratório partindo da análise das atividades interativas de estímulo à produção à leitura e interpretação de textos. Tal pesquisa foi aplicada na Escola Municipal Gilberto Resende Rocha Filho em forma de oficinas. O trabalho foi direcionado às turmas de 6º anos. Para a efetivação da pesquisa, primeiramente os alunos foram esclarecidos, por intermédio de palestras, acerca das características gerais do gênero textual poema. Em seguida os alunos foram incitados a identificar o sistema de versificação, ritmos, cadência e musicalidade presentes em alguns dos poemas apresentados em projetor multimídia. Posteriormente foi solicitado que os mesmos produzissem poemas com temáticas livres e, por último, ocorreu a socialização interativa dos resultados. Nas produções textuais considerou-se o universo de significação individual, retratação do contexto social além do domínio gramático/vocabular/textual dos discentes envolvidos. Resultados: Após a aplicação das oficinas e das devidas análises procedidas considerou-se que as produções textuais envolvendo o gênero textual poema foram eficazes no estímulo à produção textual nessa série de ensino, alcançando, assim, melhor interação social dos agentes envolvidos. Conclusão: Percebeu-se que o gênero textual poema é um importante recurso para ser trabalhado em sala de aula nas series iniciais da segunda fase do ensino fundamental, pois o mesmo pode ser utilizado para resgatar os aspectos de cognição heterogênea entre os alunos de uma mesma turma, respeitando o desenvolvimento intelectual de todos os envolvidos, além de propiciar (de forma interacional) o conhecimento da realidade social em que tais agentes estão envolvidos.
PALAVRAS-CHAVES: Pibid; Produção Textual; Poema; Sociointeracionismo.
ISBN
978-65-00-94313-9