Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades
O PENSAMENTO DE LUTERO NA REFORMA PROTESTANTE: FOCOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título do Trabalho
O PENSAMENTO DE LUTERO NA REFORMA PROTESTANTE: FOCOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
Jamim Alves Araujo, Joel Moisés Silva Pinho
Modalidade
Pôster / Resumo Expandido
Área Temática
Ciências Humanas (CH)
DOI
Resumo
Nas primeiras décadas do séc. XVl deflagrou-se um movimento que mais tarde denominou-se como uma reforma político-religiosa, mais conhecida como Reforma Protestante, e este, teve enorme influencia no cenário educacional. Jamais imaginou-se que tais ideias causariam constatadas mudanças no campo educacional naquele época e que os reflexos dessa reforma se projetariam para os dias atuais. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar o conceito de educação em Lutero, bem como suas contribuições para a educação básica. Para tanto, os dados coletados partiu de uma pesquisa bibliográfica, ex post facto. Seu modelo de educação contribuiu significativamente para a defesa de uma educação pública com acesso e permanência e de responsabilidade do estado. A presença deste pensamento, também incluía as classes menos favorecidas da sociedade e as mulheres, ou seja, o olhar reformista de educação não consistia apenas a um instrumento de conhecimento de mundo, e sim, uma ferramenta para aprimoramento da participação e da responsabilidade dos indivíduos na sociedade e para a sociedade. Percorrer a trajetória de Lutero na Reforma Protestante é um momento necessário para a reflexão do pensamento educacional, pois observa-se na pesquisa que havia um projeto para alcançar um homem ideal para uma sociedade que estava em mudança.
Palavras-chave: Educação. Reforma Protestante. Lutero. Educação Básica. Contribuições.
ISBN
978-65-00-94313-9