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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

O DESENHO INFANTIL E OS ESTEREÓTIPOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS DE IDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GURUPI/TO

Título do Trabalho

O DESENHO INFANTIL E OS ESTEREÓTIPOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO GRÁFICA DE CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS DE IDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GURUPI/TO

Autores

Rosimeire Morais Barbosa, Mira Célia Benvenuto

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Humanas (CH)

DOI

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Resumo

Introdução: A utilização de imagens repetitivas, denominadas por estereótipos, reduz da criança o seu poder de escolha e decisão sobre o que realmente interessa a ela realizar. Os estereótipos são frutos de uma metodologia tradicional, denominada por ensino modelar, eles estão presentes nas releituras enquanto cópias, decorações das salas de aula, personagens de desenhos animados, desenhos mimeografados para as crianças colorirem, entre outros, são atividades semiprontas, com base em moldes e padrões nos quais os alunos reproduzem ocasionando uma estética predefinida pelo adulto.  Objetivo: Identificar a possível presença de imagens estereotipadas na produção gráfica /desenhos, de crianças de 6 a 10 anos de idade, do ensino fundamental (anos iniciais) em uma escola municipal de Gurupi- TO. Metodologia: Pesquisa qualitativa com análise documental. Os dados foram analisados por meio do método de análise iconográfica, com base em Panofsky (1892-1968).  A pesquisa foi executada após o parecer de aprovação n° 2.849.426, emitido pelo Comitê de Ética e Pesquisa- UnirG. Resultados: Foram analisados 160 cadernos de desenho. Observou-se a predominância do desenho a lápis, colorido por lápis de cor, formas e cores variadas, presença constante do figurativismo, confirmação na íntegra da classificação do desenho segundo Viktor Lowenfeld e a presença massiva dos estereótipos, tais como, desenhos mimeografados, cópias, imagens padronizadas de nuvens, sol, gaivotas e casas. Conclusão: A análise dos desenhos infantis nos remete à necessidade de reflexão crítica a respeito da metodologia do ensino de arte na escola e à formação continuada dos professores, pois, as evidências atestam que o ensino modelar ainda é praticado na escola. Esta realidade deve ser revertida, para que definitivamente ocorra o legítimo e produtivo ensino de arte.


Palavras chave: Estereótipos. Produção Gráfica. Desenho Infantil. Ensino Fundamental. Classificação do desenho (Viktor Lowenfeld).

ISBN

978-65-00-94313-9

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