top of page

Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

MOTIVAÇÃO NO COMPORTAMENTO HUMANO EM UMA ORGANIZAÇÃO NO TOCANTINS

Título do Trabalho

MOTIVAÇÃO NO COMPORTAMENTO HUMANO EM UMA ORGANIZAÇÃO NO TOCANTINS

Autores

Jucielly Matias Moura, Weder Ferreira dos Santos, Layanni Ferreira Sodré, Lázaro Tavares da Silva, Eduardo Tranqueira da Silva

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

DOI

DOI Placeholder.png

Resumo

Introdução: A motivação dos colaboradores e importante para trabalhar ações para fortalecimento do grupo, para que não ocorra a insatisfação e consequentemente, perda da produtividade. Objetivo: Estudar a motivação no comportamento humano em uma organização no Tocantins. Material e Métodos: Foi realizada uma pesquisa de campo com método quantitativo e fontes primárias, através de um questionário com 12 perguntas fechadas, aplicados aos colaboradores da área operacional da Empresa WFS. Foram aplicados 80 questionários, este total correspondente a 10% dos colaboradores ativos em toda organização, sendo que foi aplicado apenas em uma das cinco lojas do grupo. Considerando então, o total de colaboradores da WFS, onde foram aplicados os questionários, e que possui um total de 113 colaboradores na respectiva área, a amostra passa a corresponder a 71% deste total. O método quantitativo e com perguntas fechadas, foi utilizado pela sua praticidade e flexibilidade na hora da tabulação dos dados. Resultados: Percebe-se que atualmente a organização se encontra bem estruturada, tem crescido em meio a um mercado bastante competitivo, e isso demonstra um quadro de pessoal empenhado, comprometido com o alcance dos objetivos da organização. Embora se perceba também que há um quadro bastante elevado de colaboradores com até um ano de trabalho na organização, com um índice de 50%, isso denota um grau elevado de rotatividade. Quanto à escolaridade dos colaboradores, às mulheres estão bem mais qualificadas do que os homens, enquanto que 4% delas possuem ensino superior, nenhum dos homens que fizeram parte da amostra possui o ensino superior e para o superior cursando, o índice das mulheres é de 11% contra 6% para os homens. No entanto, percebe-se que as mulheres estão permanecendo mais tempo na organização do que os homens, elas estão mais satisfeitas e mais motivadas. Conclusão: A análise dos dados demonstrou que os colaboradores estão participando do processo de gestão organizacional e que entendem a visão, missão e valores da empresa, e que a direção da empresa percebe que o uso de ferramentas de gestão, como o Endomarketing, é importante para o negócio.


Palavras chave: MARKETING, VAREJO, EMPRESA.

ISBN

978-65-00-94313-9

bottom of page