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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

LEVANTAMENTO DA CLIENTELA PREDOMINANTE E AS PRINCIPAIS QUEIXAS DOS ENCAMINHAMENTOS PARA ATENDIMENTO NAS CLÍNICAS ESCOLAS

Título do Trabalho

LEVANTAMENTO DA CLIENTELA PREDOMINANTE E AS PRINCIPAIS QUEIXAS DOS ENCAMINHAMENTOS PARA ATENDIMENTO NAS CLÍNICAS ESCOLAS

Autores

Gianfrancesco Faria Gurgel, Fernanda Bogarim Borin Chiacchio

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Humanas (CH)

DOI

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Resumo

Introdução: Diante do cenário contemporâneo, as instituições de ensino superior dispõem de clínicas escolas que integram teoria e prática, desenvolvendo um trabalho mútuo entre a instituição e a comunidade contribuindo na formação acadêmica prática (ZILLI et al., 2017). Objetivo: Identificar a clientela predominante atendida pelos serviços escolas, e as principais queixas relatadas através dos encaminhamentos direcionados por outras instituições, respectivos ao período de 2000/2018. Material e Métodos: A pesquisa consta de uma análise detalhada de revisão bibliográfica sobre o tema apresentado em artigos encontrados aleatoriamente nos sites como Scielo, BVS e Google Acadêmico. Utilizou-se do Excel 2010 para análise dos dados. Resultados: Campezatto e Nunes (2007), apontam uma prevalência dos encaminhamentos as clínicas escolas, na população infantil entre 6 e 12 anos de idade, totalizando mais de 40% dos atendimentos. Os encaminhamentos por instituições de ensino fundamental estão no topo da lista, podendo chegar a algumas regiões em até 90% dos atendimentos realizados. Também foi constatado que as crianças pertencem a famílias com renda de até R$ 1.000,00 por mês, e o sexo masculino representou mais de 70% dos casos em que a queixa principal é determinada pela dificuldade nos processos cognitivos, seguido de dificuldades no comportamento afetivo, onde predomina a agressividade como fator principal dos encaminhamentos. Conclusão: Percebe-se que os encaminhamentos para atendimentos psicológicos em clínicas escolas acontecem predominantemente com crianças na faixa etária de 6 a 12 anos do sexo masculino, pertencentes a famílias de baixa renda, com queixas semelhantes entre comportamentos agressivos e dificuldade de aprendizagem. Mesmo com um déficit de dados e pesquisas referentes ao tema, identificou-se uma semelhança entre os artigos pesquisados e os resultados obtidos entre as clínicas escolas, o presente estudo aponta para a necessidade de uma maior reflexão sobre a influência da estrutura familiar no processo de aprendizagem da criança, bem como a necessidade de auxílio psicológico dentro das instituições escolares.


Descritores: PSICOLOGIA, ENCAMINHAMENTOS, ATENDIMENTO.

ISBN

978-65-00-94313-9

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