top of page

Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

LEITURA E CRIAÇÃO VISUAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

Título do Trabalho

LEITURA E CRIAÇÃO VISUAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

Autores

Brenno Ferreira, Uemeson Ribeiro

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Linguística Letras e Artes (LLA)

DOI

DOI Placeholder.png

Resumo

Introdução: esta pesquisa foi produzida após uma atividade realizada no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Na atividade o grafite teve o papel de apresentar o universo da interdisciplinaridade na leitura e criação visual. Objetivo: realizar leituras que possibilitaram na criação de imagens que representassem o uso abusivo do celular e outras questões que foram abordadas pelos estudantes nos diálogos após leituras de trechos selecionados do livro Tribo cara baixa de Deusimar Pires, utilizado no estudo. Material e Métodos: o trabalho foi realizado após a leitura dos trechos do livro citado e foi trabalhado com a professora de língua portuguesa. Os estudantes leram o livro sobre o uso excessivo do celular, atividade para ajudar a criar imagens e contribuir com a matéria visando auxiliar no aprendizado dos estudantes. A coleta de informações foi de forma objetiva e subjetiva, pois na criação de imagens e nos diálogos estava explícito o quanto estavam envolvidos no conteúdo lido. Resultados: criação de imagens em locais de convivência inclusiva de estudantes de locais periféricos; diálogos importantes sobre o uso excessivo do celular e compra desenfreada de recursos tecnológicos. Conclusão: a criação de personagens, temas e todas as imagens contribuíram muito, vendo que os alunos liam o conteúdo em casa e traziam para a discussão com os professores, para assim aprenderem e praticarem mais o desenho. Nisso em cada esboço foi criado de forma fuida, tornando as aulas práticas cada vez mais proveitosas. A proposta tinha como ideal central a leitura dos textos, onde tivemos sucesso na aplicação de conteúdos.

ISBN

978-65-00-94313-9

bottom of page