Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ANTE A (IN)DISCIPLINA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA PRÁTICA EM UM CEMEI EM GURUPI/TO
Título do Trabalho
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ANTE A (IN)DISCIPLINA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA PRÁTICA EM UM CEMEI EM GURUPI/TO
Autores
Jamim Alves Araujo, Maria Leci de Bessa Mattos
Modalidade
Pôster / Resumo Expandido
Área Temática
Ciências Humanas (CH)
DOI
Resumo
Introdução: Uma das questões da escola é a indisciplina dos alunos, a começar desde a educação infantil. Este trabalho trata do resultado de estágio supervisionado visando levantar uma reflexão sobre as intervenções pedagógicas. Objetivo: Investigar sobre as intervenções pedagógicas diante da indisciplina dos alunos na educação infantil. Material e Métodos: Os procedimentos metodológicos de coleta de dados ocorreram através de pesquisa ação de cunho qualitativo, onde pesquisadores e representantes estiveram envolvidos em relação a resolução de um problema coletivo. Em um CEMEI em Gurupi TO envolvendo 20 crianças. Resultados: Percebeu-se que as intervenções pedagógicas, em alguns momentos foram aplicadas para com as crianças de forma inadequadas e sem objetivação, sendo um processo causador de indisciplina. Transformar teorias em ações capazes de mudar a realidade é com certeza um processo difícil e cauteloso o qual fazem necessárias a coerência das propostas e objetivos que visam alcançar a responsabilidade na implementação destas e apropriação das fundamentações teóricas como direcionador das ações pedagógicas. Conclusão: Apresenta um grande desafio que consiste numa busca de sugestões e alternativas de abordagens disciplinares para que se analise a prática e possa trazer os profissionais à reflexão, pois acredita-se ser possível conquistar o aluno para um projeto disciplinar.
Palavras chave: Educação infantil. Indisciplina. Intervenções pedagógicas.
ISBN
978-65-00-94313-9