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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

GESTÃO DE SALA DE AULA: AUTONOMIA DE ALFABETIZANDOS NA ELABORAÇÃO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Título do Trabalho

GESTÃO DE SALA DE AULA: AUTONOMIA DE ALFABETIZANDOS NA ELABORAÇÃO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Autores

Gisele Pereira da Silva, Lutienne Cardoso da Costa, Adriana de Miranda Santiago Terra

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Humanas (CH)

DOI

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Resumo

Introdução: A construção de combinados coletivos com o grupo de alunos em todos os anos das séries iniciais da Educação Básica, inclusive, no Ciclo de Alfabetização, visa contribuir para a formação do desenvolvimento afetivo emocional das crianças na sua relação com outras pessoas e no seu comportamento em todos os espaços da escola. Objetivo: Identificar evidências do exercício de autonomia de alunos a partir de cartazes com regras de convivência expostos em turmas de alfabetização. Material e Métodos: A pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratório-descritiva do tipo estudo documental, realizada de agosto a setembro de 2018, nas turmas do Ciclo de Alfabetização de uma Escola Municipal em Gurupi Tocantins, totalizando 04 (quatro) turmas. A câmera digital foi aplicada como instrumento de pesquisa e para coleta dos dados o procedimento de registro fotográfico. Os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo. Estabeleceu-se duas categorias para determinar originalidade: elaborado pela turma, e não originalidade: extraído da literatura. Em relação aos aspectos éticos, não houve intervenção direta com seres humanos. Resultados: Observou-se, que nas 04 (quatro) turmas foi implementado o uso das regras de convivência, 03 (três) aplicaram 10 combinados e 01(uma) adotou 09 combinados. Na categoria "Originalidade", 03 (três) turmas observadas apresentaram originalidade na elaboração das regras de convívio. Na categoria "Não Originalidade" constatou-se em 01 (uma) das turmas investigadas reprodução de regras disponíveis na Literatura. Dentre as regras identificadas encontrou-se os seguintes combinados: Material, lixo, sala organizada, não gritar, atenção na sala, respeitar os colegas, palavras mágicas, não bater, fazer as atividades no caderno, ajudar e participar, fazer novas amizades, não falar palavrão, não correr no pátio, não levantar sem pedir, não conversar fora de hora. A adoção das regras de convivência permite discutir valores que norteiam a ação das crianças para uma boa relação social, construir regras em grupo, os “combinados”, conscientizar da sua importância para uma boa inter-relação e desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas. Conclusão: Identificou-se que na maioria das turmas, do ciclo de alfabetização da Escola pesquisada, adotou-se o uso de Regras de Convivência analisadas a partir do uso de cartazes como documento oficial fixado na sala de aula.. A literatura indica que a originalidade na construção das regras pelos alunos ajuda a resolver conflitos de forma mais autônoma dialogando sobre várias situações problemas existentes no cotidiano da escola.


Palavras chave: Regras de Convivência, Construção, Alfabetização, Valores.

ISBN

978-65-00-94313-9

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