top of page

Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

FATORES QUE LEVAM AO DESMAME PRECOCE NO ALEITAMENTO MATERNO

Título do Trabalho

FATORES QUE LEVAM AO DESMAME PRECOCE NO ALEITAMENTO MATERNO

Autores

Heloisa Alencar Silveira, Gessica Silveira, Carolina Magalhaes Emerenciano, Isabella Costa Almeida, Luiza Magalhaes Emerenciano, Matheus Araujo Oliveira

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências da Saúde (CS)

DOI

DOI Placeholder.png

Resumo

Introdução: O aleitamento materno exclusivo se faz necessário até o sexto mês de vida do bebê. É a melhor fonte de nutrientes e de imunização, não sendo necessário nenhum complemento. Objetivo: Identificar os motivos que levam mães a interromperem o aleitamento materno o qual deveria ser exclusivo até os seis meses de vida. Material e Métodos: Trata-se de um resumo científico realizado a partir de um levantamento retirado da base de dados da Revista UNINGÁ, Revista de Saúde e Ciências Biológicas da UNESP. Resultados: Fatores como maternidade precoce, baixo nível educacional e socioeconômico refletindo no grau de instrução materna, paridade, aconselhamento do profissional de saúde nas consultas durante o pré-natal e puerpério, necessidade de trabalhar fora, apoio familiar e condições adequadas no local de trabalho são parâmetros que levam as mães a não seguirem o aleitamento exclusivo preconizado pelo Ministério Mundial da Saúde.

Conclusão: Com os resultados obtidos é possível concluir que muitos são os fatores que levam à problemática do desmame precoce, mas que poderiam ser reduzidos com simples ações realizadas por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos. O pré-natal, por exemplo, realizado pelo médico, além dos benefícios já conhecidos, é o momento exato para o profissional orientar e esclarecer mitos existentes como o de que não existe leite fraco amplamente mencionado popularmente e elucidar sobre a importância da imunização transmitida pelo leite. Já no ambiente hospitalar, principalmente nas primeiras horas de vida a equipe da enfermagem se torna de suma importância, visto que serão eles que terão maior e mais tempo para verem o vínculo mãe-bebê e poderem ver mais de perto as angústias e dúvidas da mãe, cabe a eles também orientar como amamentar corretamente, como posicionar a criança, a pega correta a fim de evitar machucar a mama, orientar a maneira de segurar a mama para não provocar o reflexo de busca interrompendo a amamentação, fatores esses que corroboram para o desmame precoce. Após a alta hospitalar muitas vezes é necessário acompanhamento do fonoaudiólogo em casos mais graves, onde a criança não conseguiu ter uma boa pega.  Ademais, mães que trabalham fora devem ser orientadas a retirarem seu leite e armazenarem em local adequado para a alimentação do bebê nos momentos que elas não puderem amamenta-lo. Faz-se necessário fomentar a prática do aleitamento materno, a fim contribuir para a prevenção de agravos e a promoção de saúde da mãe e filho devidamente comprovados.

Palavras chave: ALEITAMENTO MATERNO, CRIANÇA, LACTENTE, LEITE HUMANO

ISBN

978-65-00-94313-9

bottom of page