Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FISICA ESTAGIÁRIOS DO PROAFE UNIRG TOCANTINS
Título do Trabalho
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FISICA ESTAGIÁRIOS DO PROAFE UNIRG TOCANTINS
Autores
Alexsandro de Miranda Matos Júnior, Milena Moreira Santos, Eliana Zellmer Poerschke Farencena, Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Leticia Gama, Wylker Souza Saraiva
Modalidade
Pôster / Resumo Expandido
Área Temática
Ciências da Saúde (CS)
DOI
Resumo
Introdução: O contexto da extensão universitária traz para a sociedade grande importância e contribuições, pois apresenta o contato dos acadêmicos com o público em geral, onde as teorias aprendidas em sala de aula se concretizam. Objetivo: Analisar as implicações entre projeto de extensão universitária e a formação do professor de Educação Física a partir dos discursos dos discentes participantes do projeto PROAFE. E, especificamente: Identificar como os acadêmicos estagiários compreendem a extensão universitária; Analisar a percepção dos alunos do Curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG sobre as contribuições da extensão universitária na formação acadêmica. Metodologia: A presente pesquisa é do tipo exploratória, descritiva de abordagem qualitativa. Foi realizada com 07 acadêmicos do curso de Educação Física, estagiários do projeto PROAFE. Como instrumento para a coleta das informações, foi utilizada uma entrevista estruturada com 4 questões. Para analisar as informações foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo baseado na perspectiva de Moreira; Simões & Porto (2005). Resultados: Os resultados apontam para as categorias: Processo educativo; Aproximação, Organização e Construção da Prática Pedagógica; Articulação entre Formação Inicial e Formação Profissional e Escala de Indicação Projeto de Extensão. Conclusão: Ao concretizar esta pesquisa, os resultados apontam que os acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG, participantes do Projeto PROAFE percebem, o mesmo, como um processo enriquecedor e essencial para sua formação inicial e para a sua atuação futura como profissional de Educação Física.
ISBN
978-65-00-94313-9