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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

ESTUDO DA MORFOLOGIA URBANA NO BAIRRO JARDIM SEVILHA EM GURUPI/TO

Título do Trabalho

ESTUDO DA MORFOLOGIA URBANA NO BAIRRO JARDIM SEVILHA EM GURUPI/TO

Autores

Moni Kelly Santos Soares, Áurea Dayse Cosmo da Silva, Gustavo Henrique Henrique de Araújo Borges, Caio Vinícius Moura Silva, Sarah Cortez Brito, Tassila Silva da Silva

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

DOI

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Resumo

Introdução: As instituições de ensino (IFTO e UFT) alocadas no Jardim Sevilha e proximidades foram os agentes precursores para sua expansão econômica e social, tendo em vista atender às necessidades daqueles que vivem em suas dependências. Objetivo: Avaliar o Bairro Jardim Sevilha, trecho Alameda Madrid, acerca de fatores que discutem transformações, padrão fundiário, gabaritos, uso de solo, sistema viário e tipologias arquitetônicas do local, além de levantar problemáticas, apresentando propostas de intervenções de possível solução. Material e Métodos: Realizou-se visitas em loco observando a funcionalidade das vias, nivelamento e tamanho das calçadas (com aferições individuais), a presença e tipos de mobiliários urbanos, perfis das ruas e quadras, além das tipologias arquitetônicas e seus gabaritos. Efetuou-se a análise comportamental do trecho citado, em períodos distintos: manhã, tarde e noite, durante toda a semana. Estudou-se por meio de imagens aéreas e mapas o indicie de ocupação da dada área. Resultados: O padrão fundiário do setor não apresentou uma regularidade, com poucas quadras obedecendo a uma padronização e calçadas não tão emparelhadas. Baixo índice de área construída recorrente de lotes contendo espaços vazios. Gabarito com predominância de edificações de um pavimento, estas, de pequeno porte, em sua maioria compostas de alvenaria e telhas cerâmicas. Conclusão: Verificou-se que as vias públicas, em horários de maior fluxo, apresentam um tráfego intenso de carros, motos e pedestres, que já acarretaram em acidentes, principalmente direcionados às proximidades das instituições de ensino. Constatou-se que a área possui potencial para o desenvolvimento de lazer com a melhor utilização do espaço público,  implantado-se quiosques, ciclovias, playground e uma melhor distribuição dos mobiliários urbanos, além de uma melhoria nos quesitos relacionados à acessibilidade.

ISBN

978-65-00-94313-9

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