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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DISCALCULIA INDICADAS PELA LITERATURA NA ÁREA DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Título do Trabalho

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DISCALCULIA INDICADAS PELA LITERATURA NA ÁREA DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

Karina Aparecida Terra

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Humanas (CH)

DOI

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Resumo

Introdução: Atualmente, verifica se inúmeras dificuldades dos alunos, relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e certas habilidades com cálculos. Neste campo, a Discalculia ganha destaque, pois afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha melhor apreensão e construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. Objetivo: Indicar estratégias pedagógicas para alunos com Discalculia sugeridas pela literatura na área de dificuldades de aprendizagem, como ferramentas que facilitam o processo de ensinagem na área da Matemática. Material e Métodos: Optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo. Os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo. As categorias adotadas foram: tipos de dificuldades de aprendizagem, as causas e as estratégias usadas pelos professores para trabalhar os alunos com Discalculia, bem como atividades pedagógicas necessárias para intervenções que possibilitam levar o sujeito a construir formas de pensar e resolver os problemas. Resultados: Das várias estratégias utilizadas para ajudar as crianças que apresentam Discalculia, podemos citar a ludicidade como forma de aprendizado, além de utilizar exemplos concretos que conectam matemática à vida real, como os botões de classificação, usar auxílios visuais ao resolver problemas, podendo desenhar imagens ou mover objetos. Adotar o uso de caderno quadriculado. O uso de códigos visuais, diagramas, cones, sublinhados, esquemas, permite concentrar atenção nos expoentes, varáveis, símbolos de operações, etc., o que facilita a sua compreensão, aprendizagem e generalização como jogos na sala, pois estes consistem numa boa opção para ajudar na visualização de seriação, classificação, as habilidades psicomotoras, habilidades espaciais e a contagem. Permitir o uso do computador, deste modo é um instrumento que pode ser muito bem aproveitado, especialmente porque existem muitos sites com jogos educativos que propiciam a noção de espaço e forma, como o tangram. Conclusão: A pesquisa bibliográfica enfatizou que a dificuldade de aprendizagem da Matemática está presente no setor escolar e que angustia muito as crianças que apresentam essa dificuldade que é conhecida como Discalculia. Nessa perspectiva quanto às intervenções detectou-se, que é possível ajudar a criança, nos variados tipos de jogos matemáticos e também fazer o uso da tecnologia que tanto os atrai, pois com essas técnicas ajudará a criança a desenvolver várias habilidades, tais como: atenção, concentração, interação, socialização, raciocínio lógico-matemático, criatividade, esforço, quantidade, ordenação, habilidades motoras, ritmo, entre outras.


Palavras chave: DISCALCULIA, MATEMÁTICA,  DIFICULDADES.

ISBN

978-65-00-94313-9

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