Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades
EQUAÇÕES VOLUMÉTRICAS PARA CLONES GG100 (E. UROPHYLLA X E. GRANDIS); VM 58 (E. UROPHYLLA X E. CAMALDULENSIS) E SEMINAL (E. UROPHYLLA X E. GRANDIS)
Título do Trabalho
EQUAÇÕES VOLUMÉTRICAS PARA CLONES GG100 (E. UROPHYLLA X E. GRANDIS); VM 58 (E. UROPHYLLA X E. CAMALDULENSIS) E SEMINAL (E. UROPHYLLA X E. GRANDIS)
Autores
Bruno Aurélio Campos Aguiar, Thiêssa Tamilla de Carvalho Santana, Dayane Lucena Andrade, Marcos Vinicius Cardoso Andrade, Maria Cristina Bueno Coelho
Modalidade
Pôster / Resumo Expandido
Área Temática
Ciências Agrárias (CA)
DOI
Resumo
Introdução: O gênero Eucalyptus compõe o grupo das principais espécies arbóreas utilizadas comercialmente no Brasil, sendo que, em 2016, a área ocupada por plantios de eucalipto no país totalizou aproximadamente 5,70 milhões de hectare. Objetivo: selecionar equações volumétricas para clones de GG-100, VM-58 e seminal de Eucaliptus, em Aliança, sul do Estado do Tocantins. Material e Métodos: Os dados foram coletados em plantio de Eucalyptus, com 7 anos de idade com espaçamento de 2,5m x 4,0m (1.000 árvores/ha). A seleção das árvores para a cubagem foi realizada a partir da distribuição diamétrica de frequência absoluta. Foi feita a seleção e a cubagem rigorosa usando a metodologia de Smalian, de 48 árvores-amostra com DAP ≥ 12 cm de forma a contemplar toda a distribuição diamétrica. Foram ajustados 18 modelos matemáticos para cada um dos clones e seminal. Através dos resultados do R2 aj., Coeficiente de Variação (%) e análise gráfica de resíduos foram selecionados os melhores modelos. Resultados: Dentre os modelos matemáticos testados para o ajuste de função, os melhores modelos foram Stoate para VM-58, tendo o R2aj 0,86 e o CV% 9,01, Ogaya para GG-100, tendo o R2aj 0,85 e o CV% 6,69 e Schumacher e Hall para Seminal, com o R2aj 0,90 e o CV% 10,13. Conclusão: O melhor ajuste de modelo depende do tipo de material vegetal estudado, comprovando assim a eficiência em realizar o ajuste de funções que descrevem equações volumétricas.
ISBN
978-65-00-94313-9