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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

ENDOMARKETING COMO VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA EMPRESA NO TOCANTINS

Título do Trabalho

ENDOMARKETING COMO VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA EMPRESA NO TOCANTINS

Autores

Lázaro Tavares da Silva, Weder Ferreira dos Santos, Layanni Ferreira Sodré, Fernando Assis de Assunção, Jucielly Matias Moura

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

DOI

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Resumo

Introdução: O Endomarketing é um processo de gestão que busca inserir os colaboradores de forma ativa a todos os processos da empresa, tornando-os indivíduos mais motivados e melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços. Objetivo: Analisar os efeitos de como um processo de Endomarketing pode influenciar na obtenção de vantagem competitiva de uma empresa. Material e Métodos: Realizou-se uma pesquisa em uma empresa de maquinários e venda de sementes situada na cidade de Palmas -TO, com o objetivo de analisar os efeitos dessa gestão na obtenção de vantagem competitiva, bem como a atuação do Endomarketing. Trata-se de um Estudo de caso, onde fez-se uso da pesquisa descritiva e qualitativa, bem como bibliográfica. Utilizou-se de 13 questionários com questões fechadas e abertas como instrumento de verificação. Resultados: Mediante os dados, observa-se que a empresa tem política de informação relativamente ampla, procurando demonstrar para seu público interno todos os resultados, sejam eles positivos ou negativos. Dos treze entrevistados, 7 disseram que os setores da organização trabalham em conjunto; 6 disseram que não demostrando que as respostas estão dispersas. Assim, a empresa necessita disseminar o trabalho em equipe, pois a organização caminha em uma mesma direção, buscando o mesmo objetivo. Todos os entrevistados responderam que procuram executar as tarefas no intuito de alcançar os objetivos pretendidos, com dedicação e esforço diário, para o seu crescimento e da empresa. Já na questão aberta verificou-se uma unanimidade prática em torno do discurso, por a empresa apresentar meios de comunicação, que veem a ser buscada por todos para âmbito profissional e qualificação no mercado de trabalho. Conclusão: A análise dos dados demonstrou que os colaboradores estão participando do processo de gestão organizacional e que entendem a visão, missão e valores da empresa, e que a direção da empresa percebe que o uso de ferramentas de gestão, como o Endomarketing, é importante para o negócio.


Palavras chave: MARKETING, COMPETITIVIDADE, ORGANIZAÇÃO.

ISBN

978-65-00-94313-9

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