top of page

Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

DESCOBRINDO A PROFESSORA: TRAJETÓRIAS DE UMA ACADÊMICA DE ARTES CÊNICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Título do Trabalho

DESCOBRINDO A PROFESSORA: TRAJETÓRIAS DE UMA ACADÊMICA DE ARTES CÊNICAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Autores

Jucielly Matias Moura, Edna Maria Cruz Pinho

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Linguística Letras e Artes (LLA)

DOI

DOI Placeholder.png

Resumo

Introdução: O teatro é um ensino emancipador que propicia o desenvolvimento como pessoa, intelectual, e histórico-social. Essa multidisciplinariade é fator contribuinte no ensino, onde o meio social contribui para o aprendizado, reduzindo as desigualdades. Objetivo: Explicar como aconteceram as ações da modalidade de teatro dentro do Programa Mais Educação através de minha experiência, discutindo qual a relevância do teatro nas escolas, suas contribuições e influências. Material e Métodos: A metodologia desta pesquisa segue um delineamento exploratório, seguindo o método de investigação de levantamento bibliográfico. Resultados: Relata-se as trajetórias do ensino das Artes Cênicas e a descoberta à docência de uma acadêmica. Discute-se a evolução e valorização do Profissional Licenciado do Ensino de Artes no Brasil. Discute-se a relevância da modalidade de teatro dentro do Programa Mais Educação nas Escolas Públicas Municipais e Estaduais que aderiram a modalidade de teatro no Município de Gurupi-TO. Conclusão: Este trabalho apresentou concepções sobre o ensino do teatro e como suas metodologias podem ser significativa para o processo de ensino-aprendizagem do estudante numa perspectiva de Ensino Integral, desta forma, tendo o desenvolvimento humano e a evolução crítica do discente como foco. O Programa Novo Mais Educação tem passado por modificações e apesar das dificuldades que ocorreram no início, as escolas se adaptaram conforme sua realidade de ensino. No decorrer da experiência do programa nas escolas, foram perceptíveis seus benefícios, portanto trata-se de um programa funcional. A esperança de uma educação de qualidade, repleta de recursos indispensáveis ao seu bom funcionamento, para que os professores possam trabalhar em boas condições, que valorize a história, a cultura e a diversidade de seu povo, é o que fará com que a docência e a própria educação seja valorizada por toda a população de modo libertador.

Palavras-chave: Teatro, Ensino Integral, Desenvolvimento humano.

ISBN

978-65-00-94313-9

bottom of page