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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

CRIANÇAS TRANSGÊNERAS: IGUALDADE E RESPEITO

Título do Trabalho

CRIANÇAS TRANSGÊNERAS: IGUALDADE E RESPEITO

Autores

Maysa Silva Machado, Mônica Moreira Miranda, Taisnara Ferreira Jorge, Wadilla Rayanne Góis dos Santos, Sandra Nara Marroni

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

DOI

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Resumo

Introdução: Transgênero é o individuo cuja identidade de gênero é incompatível com aquela atribuída à nascença, identificando-se como do sexo oposto, gerando um desconforto com o sexo de origem. Este trabalho relata sobre o sentimento da criança ao não se identificar com seu corpo, ocultando suas diferenças e se auto excluindo da sociedade, e como pode afetar sua vida gerando conflitos até a fase adulta. Essa percepção ocorre  na infância, até mesmo nos primeiros anos de vida. No estudo de Kennedy (2008),  a idade média em que as pessoas trans se tornam conscientes  é de aproximadamente 8 anos de idade, e que mais de 80% das pessoas transgênero se tornam conscientes de que são trans antes de deixarem a escola primária. Os pais são os primeiros a perceberem o incomum das atividades das crianças transgêneras, o modo como falam, como brincam, que tipo de brinquedos preferem e a rejeição do vestuário. A grande maioria costumam ignorar esses sinais e muitas vezes as obrigam a agir de outra forma suprimindo sua identidade, por preconceito e medo da sociedade. É preciso reconhecer pois forçar as expectativas inadequadas de gênero em algumas crianças pode leva-las a internalizar expectativas irreais de suas expressões de gênero próprio. Isto significa que algumas tentarão, forçadamente, “se tornarem” um gênero que não são ( BROWN, 2006). A pressão feita sobre crianças transgêneras pode acarretar em problemas psicológicos, isolamento social, e em casos mais graves até suicídio.. Objetivos: Sensibilizar  as pessoas sobre os possíveis efeitos maléficos no desenvolvimento das crianças  trangêneras,   promover reflexão quanto ao preconceito, respeito, igualdade e a liberdade de expressão ao indivíduo trans. Metodologia: Trata-se de uma Revisão de literatura narrativa. A pesquisa foi realizada em sites, artigos científicos, e revistas, com o tema proposto. Foram utilizados os seguintes termos para busca eletrônica: transgêneros, consequências em decorrência da transgenicidade, preconceito e transgenicidade.. Foram utilizadas publicações a partir do ano de 2006 ate a atualidade. Conclusão: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, os pais juntamente com ajuda médica e psicológica podem minimizar significantemente o conflito interno que tais crianças sofrem ao se descobrirem transgêneras, o apoio e a não descriminação podem ajudar a  melhorar a qualidade de vida que escolherem, desfrutando de um mundo livre de desigualdades, com respeito e com liberdade de expressão evitando expô-los em uma situação de vulnerabilidade social e  sofrimentos diversos.


Palavras Chave: Transgêneros. Criança Trans. Preconceito. Transfobia.

ISBN

978-65-00-94313-9

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