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Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades

CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Título do Trabalho

CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Lucas dos Santos Costa, Marcilene de Assis Alves Araujo

Modalidade

Pôster / Resumo Expandido

Área Temática

Linguística Letras e Artes (LLA)

DOI

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Resumo

Introdução: Após os anos 80 no Brasil, o surgimento de teorias discursivas para o ensino de gramática propiciou perspectivas distintas do que sugeria a concepção tradicional. Nesse panorama, propomos evidenciar como cada concepção de gramática implica no ensino de língua portuguesa. Objetivo: Identificar como as diferentes teorias abordam as concepções do ensino de gramática e como essas concepções implicam no ensino da língua portuguesa. Material e Métodos: Pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Antunes (2003, 2007, 2009), Gregolin (2007), Travaglia (1995), Possenti (1996), dentre outros. Essas referências destacam que ‘cada sujeito que tem influência direta no processo ensino-aprendizagem, apresenta concepções acerca da gramática’ e ‘cada concepção de gramática, sugere objeto e abordagem diferentes para os conteúdos gramaticais da língua portuguesa’, portanto, as concepções de gramática implicam bastante no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Resultados e Discussão: Com base em cada concepção de gramática, há um tipo característico de ensino. Fundamentado na concepção normativa, o ensino de gramática é descritivo e prescritivo-normativo. Na sociedade brasileira, predomina-se essa concepção de gramática normativa, por isso, a sociedade em geral, defende o ensino gramatical com base nela. Em contrapartida, se o professor se baseia numa concepção de gramática descritiva, o ensino é metalinguístico e classificatório. Enquanto, o ensino baseado em uma concepção de gramática internalizada é denominado de produtivo. Conclusão: Apesar das novas teorias acerca do ensino de língua portuguesa propostas para transformar o ensino de gramática, depreende-se que a concepção tradicional predominante no senso comum que valoriza a normatividade, tem influenciado a escolha dos conteúdos e a abordagem gramaticais no ensino. Entende-se que a concepção de gramática do professor, é um fator determinante do objeto e abordagem utilizados. Portanto, o professor deve ter muita consciência do que se propõe ao ensinar gramática, quais as funções e limites dessas precípuas concepções, para escolher a abordagem mais apropriada ao objetivo. Esse trabalho será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa, visando uma ação direta nas escolas de ensino básico no município de Gurupi-TO, para identificar quais concepções e abordagens os professores de língua portuguesa utilizam na sua prática cotidiana.

ISBN

978-65-00-94313-9

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