Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM DOIS GÊNERO TEXTUAIS
Título do Trabalho
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM DOIS GÊNERO TEXTUAIS
Autores
Ilka Da Graça Baía de Araújo
Modalidade
Pôster / Resumo Expandido
Área Temática
Linguística Letras e Artes (LLA)
DOI
Resumo
Introdução: Considerando as dificuldades encontradas por professores e alunos universitários no que diz respeito à produção de gêneros acadêmicos, apresentamos uma proposta de trabalho com sequências didáticas utilizando dois gêneros textuais: fichamento de transcrição e resumo. Objetivo: Demonstrar que os gêneros Fichamento e Resumo utilizados na disciplina de Português e Redação tem contribuído para minimizar as dificuldades enfrentadas por estudantes da graduação, na produção textual científica. Material e Métodos: A pesquisa se fundamenta na observação e participação, sendo realizada com os primeiros períodos de cursos de graduação da Universidade de Gurupi - UnirG, na disciplina de Português e Português e Redação, em que são direcionadas de forma didática e sequenciada, a produção textual a partir de fichamento e resumos. Os dados foram coletados entre 2017/1 a 2018/1 e são apresentados por amostragem, com base no produto final, artigo científico, apresentado no final de cada semestre. Resultados: Produzir textos acadêmico-científicos adequados e relevantes parece ser uma tarefa bastante complexa para muitos alunos. São constantes as queixas aos professores sobre a produção de determinados gêneros textuais. E, embora a maioria dos estudantes da graduação domine um variado repertório de gêneros, os quais foram apreendidos nos níveis fundamental e médio ou em práticas não escolares, a verdade é que boa parte revela dificuldades na produção de textos acadêmico-científicos. Ocorre que, certos gêneros, que são restritos ao contexto acadêmico, tais como o fichamento, o resumo, o artigo científico, a resenha, a monografia, dentre outros, raramente fazem parte desse repertório. Daí a importância de estimular a produção científica desde os primeiros períodos dos cursos de graduação. Conclusão: Percebe-se que uma construção didática, utilizando os gêneros textuais Fichamento e Resumo, tem proporcionado uma nova visão para a produção científica nas universidades.
Palavras chave: PRODUÇÃO CIENTÍFICA, FICHAMENTO, RESUMO, LÍNGUA PORTUGUESA.
ISBN
978-65-00-94313-9