Anais da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG): Ciência para Redução das Desigualdades
A PERMUTA DA HEGEMONIA PECUARISTA: LEITE DE SOJA COMO ESCOLHA
Título do Trabalho
A PERMUTA DA HEGEMONIA PECUARISTA: LEITE DE SOJA COMO ESCOLHA
Autores
Lívia Lima Teixeira, Julia Sepulvida Peres Mota, Luís Felipe Morais Barros, Marise Tanaka Suzuki, Marcilene de Assis Araújo, Ilka da Graça Baía de Araújo
Modalidade
Pôster / Resumo Expandido
Área Temática
Ciências da Saúde (CS)
DOI
Resumo
Introdução: O presente trabalho é uma parte do projeto de extensão institucional intitulado “Ciência e Tecnologia: Mudanças sociais na sociedade contemporânea” onde tem por objetivo demonstrar as contribuições da ciência, tecnologia e inovação no cotidiano da população e na transformação social para obter apoio contra os cortes de investimento na área. Esse ano foi abordado o tema “produtos industrializados enriquecidos ou fortificados com vitaminas e/ou sais minerais” uma vez que houve crescente desenvolvimento de produtos com novas formulações nas gôndolas dos mercados, suprindo a necessidade da população que apresentam cada vez mais carência de vitaminas e/ou sais minerais. A ascensão do segmento de leite de soja vem trazendo uma opção conveniente à população em obstrução do leite animal, popularização esta que tende a não restringir-se à grupos populacionais específicos.
Objetivo: Demonstrar variação saudável de alimentação através da conscientização sobre o consumo de leite animal, exibindo vantagens e desvantagens da alternativa proveniente da soja, aditivada com cálcio.
Material e Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica embasada em dados certificados da Embrapa, artigos científicos do SciELO, da World Wide Fund for Nature, e da revista acadêmica FASF, de caráteres ambiental e fisiológico.
Resultados: A pauta de fortificação do leite de soja vem desalentando a crença da necessidade subordinada do leite de vaca. Subsiste no País, decorrente da economia majoritariamente agropecuária, uma predominância cultural condicionada que se baseia no estímulo do consumo excessivo de produtos pecuários, causadores de impactos à saúde e meio ambiente. Não obstante, a monocultura da soja também constitui uma preocupação sustentável para o Brasil, sendo necessária uma revisão do sistema de plantio para prosseguir com o ideal da progressiva adoção do leite.
Conclusão: Mediante as pesquisas, tornou-se evidente a primazia do caráter nutricional benéfico do leite de soja em detrimento do animal, apesar da fortificação deste não ter absorção vitamínica totalmente efetiva.
Palavras chave: ALIMENTOS FORTIFICADOS, LEITE DE SOJA, CÁLCIO, AGROPECUÁRIA
ISBN
978-65-00-94313-9